Após pedalar durante 70 dias aproximadamente 1.100 km pela Estrada Real, "devorando" cada centímetro de uma parte da nossa história brasileira pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (divulgando a importância dos exames preventivos. Sim, porque devido a eles pude diagnosticar precocemente que desenvolvera um câncer no colo do útero), agora enfrentarei os quase 500 km do Caminho da Fé tendo como ponto de partida, a cidade de Descalvado - SP no dia 8 de Setembro, entrando no estado de Minas Gerais e finalizando o pedal na cidade de Aparecida - SP no dia 22 de Setembro.
Serão 15 dias pedalando para comemorar mais um ano de vida e agradecer a Deus, e somente a Ele, que nunca me desamparou colocando em minha vida médicos competentes, família e amigos muito queridos!
Deste modo, digo que comemoro aniversário duas vezes ao ano: Em dezembro, quando nasci e no dia 22 de Setembro, quando saí com vida da mesa de cirurgia há 3 anos eliminado, pulverizando, um inimigo "invisível"... Me tornando mais uma vencedora na batalha contra o câncer!

BÓRA PEDALAR PESSOAL?

Cris :)

1º Dia: 07/set (domingo)
De ônibus
Campinas/Descalvado

2º Dia: 08/set (2ª feira)
39,76 km
Descalvado/Porto Ferreira/Santa Rita do Passa Quatro
Distância: 43,38 km
Tempo de Pedal: 4h

Velocidade Máxima: 55,9 km/h
Velocidade Média: 10,8 km/h
Tempo Total: 5h 30 min.


3º Dia: 09/set (3ª feira)
59,90 km
Santa Rita do Passa Quatro/Tambaú/Casa Branca
Distância: 69 km
Tempo de Pedal: 7 h
Velocidade Máxima: 60,2 km/h
Velocidade Média: 10,4 km/h
Tempo Total: 11 h

4º Dia: 10/set (4ª feira)
0 km
Casa Branca

5º Dia: 11/set (5ª feira)
31,50 km
Casa Branca/Vargem Grande do Sul
Distância: 49 km
Tempo de Pedal: 4 h 50 min. 16 seg.
Velocidade Máxima: 48,8 km/h
Velocidade Média: 10 km/h
Tempo Total: 9 h


6º Dia: 12/set (6ª feira)
43,03 km
Vargem Grande do Sul/São Roque da Fartura/Águas da Prata
Distância: 41,46 km
Tempo de Pedal: 5 h 25 min. 53 seg.
Velocidade Máxima: 54,5 km/h
Velocidade Média: 7,6 km/h
Tempo Total: 9 h 30 min.

7º Dia: 13/set (sábado)
32,19 km
Águas da Prata/Andradas
Distância: 36,06 km
Tempo de Pedal: 3 h 31 min. 05 seg.
Velocidade Máxima: 51,3 km/h
Velocidade Média: 10,2 km/h
Tempo Total: 7 h

8º Dia: 14/set (domingo)
51,98 km
Andradas/Barra/Crisólia/Ouro Fino/Inconfidentes
Distância: 55,87 km
Tempo de Pedal: 5 h 40 min. 14 seg.
Velocidade Máxima: 43 km/h
Velocidade Média: 9,8 km/h
Tempo Total: 10 h 23 min.

9º Dia: 15/set (2ª feira)
36,07 km
Inconfidentes/Borda da Mata/Tocos do Mogi
Distância: 38,37 km
Tempo de Pedal: 4 h 21 min. 44 seg.
Velocidade Máxima: 44,7 km/h
Velocidade Média: 8,8 km/h
Tempo Total: 7 h 15 min.

10º Dia: 16/set (3ª feira)
0 km
Tocos do Mogi

11º Dia: 17/set (4ª feira)
61,92 km
Tocos do Mogi/Estiva/Consolação/Paraisópolis
Distância: 65,41 km
Tempo de Pedal: 6 h 04 min. 43 seg.
Velocidade Máxima: 54,7 km/h
Velocidade Média: 10,7 km/h
Tempo Total: 8 h 30 min.


12º Dia: 18/set (5ª feira)
59,90 km
Paraisópolis/Luminosa/Campista/Campos do Jordão
Distância: 65,25 km
Tempo de Pedal: 6 h 10 min. 27 seg.
Velocidade Máxima: 56 km/h
Velocidade Média: 10,1 km/h
Tempo Total: 10 h 22 min.

13º Dia: 19/set (6ª feira)
0 km
Campos do Jordão

14º Dia: 20/set (sábado)
0 km
Campos do Jordão

15° Dia: 21/set (domingo)
0 km
Campos do Jordão

16º Dia: 22/set (2ª feira)
69,89 km
Campos do Jordão/Piracuama/Pindamonhangaba/Aparecida
Distância: 86,17 km
Tempo de Pedal: 4 h 37 min. 48 seg.
Velocidade Máxima: 56,2 km/h
Velocidade Média: 18,6 km/h
Tempo Total: 6 h 43 min.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

16º dia: 22 de Setembro de 2008- Campos do Jordão (SP)/Aparecida (SP)

Booooom Diaaaaaaaaaaaaa!!! Olá Primavera!!!
Hoje, além de estar completando 3 anos de “renascimento”, também hoje estamos entrando na Primavera!!! Um dia muito especial para mim!!!
Graças a Deus a chuva deu uma trégua e o sol resolveu dar o ar da sua graça... rsrsrssrrr!!! Mas ta frio prá dedéu... hihihihii
Acordei, levantei acampamento porque terei alguns km para seguir...
Com as coisas arrumadas, fui tomar o café da manhã. Dª Laura já estava lá me esperando para tomarmos junto o café... Um belo café da manhã preparado por ela!
Conversamos mais um pouco, “o clima” começou a ficar pesado pois estava chegando o momento da partida...
É pessoal, não sei o que é pior no momento da despedida: Se é ver os outros irem embora ou se é ir embora e deixar os outros para trás...
Como já comentei antes, deveria ter somente chegadas e nunca partidas...
Coloquei a bike para fora, até o “bebê” da casa veio se despedir de mim...
Tudo pronto? Café tomado, os alforges na bike... Bóra pedalar?!?!
Assim, com lágrimas nos olhos, lá fui eu pedalando rumo ao ponto final dessa viagem... Aparecida do Norte!
Aos poucos, a pousada foi ficando para trás mas com a promessa de que um dia voltaria para matarmos as saudades!!!
Pedalando pelas ruas de Campos do Jordão, fui parando para fazer alguns registros... rsrsrrsr
Primeiro tirei foto da árvore (Plátanos) cuja a folha é símbolo da cidade de Campos do Jordão que é a mesma que está na bandeira do Canadá. Agora, na primavera, ela está toda verdinha, mas conforme vai chegando o outono, as folhas vão mudando de cor... Primeiro ficam avermelhadas, depois ficam na cor amarela... Muito lindo de se vê. Quando chega o inverno, as folhas caem, sobrando somente os galhos. Parece que estão mortas... Para esse tipo de árvores, são denominadas “árvores caducas”... Elas hibernam no inverno sem folha alguma... Mas como a natureza é sábia, quando novamente chega a primavera, a árvore fica assim: Verdinha e vistosa!!!
Pedaqlanduuuuu, pedalanduuuu, cheguei na frente do Posto de Saúde... Mental!!! Rsrsrs
Ainda bem que ainda estava cedo e o local estava fechado... Foi só tempo de tirar a foto e sair correndo dali, vai que alguém acorde e resolva me “convidar” par entrar?!?!?!?!?! Me inclua fora dessa!!!!rsrsrsrsrs!! Perceberam o perigo que estava correndo???hihiihi!!
Na minha avaliação, esse foi o percurso mais perigoso que tive que enfrentar!!! Huáááááákakakakakkaka!!!!
Enfim, cheguei no Portal da cidade... Espia só na temperatura... 5º C ... BRRRRRRR!!! QUE FRIOOOOOOOOO!!!
Devido ao dilúvio dos últimos dias, precisei optar em pegar o asfalto uma vez que Mary Jo e Gabriel, seu marido, me aconselharam a não pegar a trilha, pois estaria muito escorregadia e, uma vez que estava sozinha e com a bike muito pesada, seria perigoso.
Pedalando, pedalando, cheguei no mirante... Gentem!!! Uma vista magnífica!!! Eu diria mais, DIVINA!!!
Continuando o pedal que aliás, uma delíííííícia!!! Soltei a bike serra abaixo... Como ela estava bem pesada, a “bichinha” desceu como um foguete!!! UHUUUUUUUUUU!!!
Passando por baixo da estrada de ferro em Stº Antonio do Pinhal, pude avistar a Santa alguns metros adiante... É a Santa é a Nª Srª Auxiliadora que fica na estação de trem de Stº Antonio do Pinhal.
Assim resolvi ir até o mirante onde a santa fica. Afinal o visual de lá é muito lindo, e eu preciso fazer os registro certo? Rsrsrrsrrs
Como eu previa, a vista é muito linda de lá... Difícil mesmo foi conseguir carregar a bike até o pé da Santa... Uma escadinha que eu vou te contar viu!!!
Vocês reparam que nos primeiro degraus tem uma seta amarela indicando o caminho? Gentem, ainda bem que eu resolvi ir pelo asfalto pois o caminho é feito na linha do trem... Imaginem eu empurrando a bike pesada em cima dos dormentes?!?!?! Sim, porque pedalar ali é impossível!!!! Kakaakakaakakaka
Mas deve ser um caminho lindo... Com certeza, numa próxima oportunidade, farei de bike... Mas sem alforges!!! Hihihihihih
Algumas curiosidades da estação para vocês. Ela está situada a 1161,70 m de altitude. O início da eletrificação foi feita em 16 de Julho de 1923 no governo de Whashington Luiz Pereira de Souza e inaugurada em 21 de dezembro de 1924 no governo de Carlos Campos. A compania que executou a obra foi a “The English Eletric Company Ltda”... Que chique não?!?!?! Rsrsrsrsrs
Mas tchurma, é interessante a ortografia e nomenclatura da época... Por ter sido feita e inaugurada na República Velha, onde lê-se “Presidente do Estado”, na República Nova passou a ser “Governador” e mantido até nos dias de hoje.
Agora, imaginem vocês, uma pessoa que foi alfabetizada nessa época e que estari com seu 90 anos agora, por quantas mudanças ortográficas já não passou até hoje?!?!?! Ô “judiera” !!! rsrsrsrsrsrs
Pois é, Cris também é cultura!!! Kakakakakakaka
Bóra pedalá gentem!!!! Rsrsrsrrsrss
Continuando a descida, passei pelo Posto da Polícia Rodoviária tirei uma foto (para não perder o costume... rsrsr) e fui embora para Pindamonhangaba...
No caminho, outra estação ferroviária: Piracuama. Só não entendi a placa que indica a altitude ali na estação... rsrsrrssrs
Bem conservada a estação bem como as casas que serviam para os funcionários da EFCJ (Estrada de Ferro de Campos do Jordão) moravam...
E lá vamos nós em direção à cidade de Pindamonhangaba...
Agora será só asfalto até lá. Novamente entrei no Caminho da Fé oficial. Vejam a seta amarela no poste!!! Rsrsrsrrss
No caminho, encontrei um grupo de peregrinos a pé... Um deles me reconheceu em Tocos do Mogi... rsrsrsrs
Mas vejam quem eles adotaram no caminho? Um cachorrinho...
Foi muito lindo ver esse grupo. Eles iam cantando hinos de louvores a Deus. Confesso que me emocionei quando passei por eles... Sentia a felicidade e a satisfação de todos em estar caminhado em direção à Aparecida do Norte!!! Paradinha par um dedo de prosa, registrar o momento e bóra pedalar, pois ainda falta um tantinho para chegar na próxima cidade...
No caminho passei num haras e tinha uns “cavalinhos meigos” na estrada. Aproveitei para parar um pouco para descansar e claro... Tirar um fotinha né!?!?!? Rsrrrsrrsrsrs
Bom, vamos continuar? Já estamos quase chegando em Pindamonhangaba!!!
Muitas coisas aparecem no caminho. Passei por uma igreja linda... Toda branquinha “perdida” no meio do pasto. Me senti tão bem, uma paz tomou conta de mim ao avistar aquela igreja branquiiiiiiiiiiiinha ao fundo... Parecia cena de cinema...
Meia hora depois, finalmente cheguei em “Pinda” (forma carinhosa que as pessoas quando se referem à Pindamonhangaba... Bem mais fácil de falar não? Kakakaka).
Passei na frente da igreja matriz e bóra para Aparecida e agora sim: Cheguei na reta final. Aparecida do Norte, estou chegando!!!! Rsrsrsrsrsr
Agora só faltam 25 km para chegar. Pedalei um bom trecho de ciclovia.
Pouco a pouco fui “devorando” os km finais até chegar em Aparecida.
Na medida em que ia pedalando, mais próximo ia ficando da Basílica, a emoção começou a querer tomar conta quando finalmente me deparei com uma placa indicando o limite de município: Aparecida/Roseira...
Agora é só uma questão de, no máximo, mais uma hora para o ponto final...
Cheguei em Aparecida e estava somente a 2 km da Basílica quando o coração começou a dar sinal de vida... Era a emoção querendo tomar conta dos meus sentimentos...
Estava pedalando numa subida bem leve, mas “preguei os olhos” no chão e fui em frente. Quando resolvi levantar os olhos do chão e olho para cima, adivinha o que vejo? A Basílica de Nª Srª Aparecida!!!
A emoção foi enorme que tomou conta de mim!!! As lágrimas vieram sem dó e ali mesmo já fui agradecendo ao meu Pai... Agradecer a Deus por ter cuidado de mim até naquele momento... Não havia sofrido nenhum acidente, somente pessoas maravilhosas cruzaram o meu caminho... Enfim, foi perfeita a minha cicloviagem em comemoração à Vida!!! Agradeço sempre a Deus por ter me carregado no colo em todos os momentos difíceis da minha vida... E ainda o faz!!!
Obrigada meu Pai pela minha família, pelo meus amigos, pela minha saúde... Pela minha vontade em viver!!!
Vamos lá Cris!!! Falta só mais um pouquinho... rsrsrsrsr
Depois de 16 horas e 15 minutos com a bike na estrada, 550 km pedalados, conmsegui chegar na Basílica de Nª Srª Aparecida!!!Que momento mágico gentem! Foi igualmente emocionante de quando cheguei na frente da Catedral de Santiago de Compostela... Porque pessoal, não importa o lugar onde você está chegando e sim, importa o caminho que você fez...
E assim, fui saboreando cada centímetro do local. O estacionamento, a homenagem que fizeram para os pescadores que encontraram a imagem no rio, a rampa de acesso à Basílica, o sino onde fica o marco da paz e... Cheguei no interior da Basílica!!! Quanta emoção!!!
Fui entrando com bike e tudo... Ninguém me impediu que entrasse com a bike e assim, eu a encostei na parede e fui sentar no banco para fazer as minhas preces...
Foi quando uma das vigilantes da Basílica veio ao meu encontro...
Ao levantar o rosto, ela percebeu que eu estava chorando... Estava muito emocionada... Aliás, já estava desidratada de tanto chorar... rsrrsrs
Com toda delicadeza ela falou:
- Moça, não pode entrar com bicicleta aqui dentro...
E olhando para ela, já toda inchada, perguntou para mim:
- Você fez o caminho da fé?
- Sim, e me desculpe mas estou muito emocionada porque acabei de completar o caminho depois de vários dias na estrada...
Por favor, preciso fazer as minhas preces de agradecimentos a Deus e também tenho uma tarefa muito importante, é que pessoas no caminho, quando sabiam que chegaria aqui, pediram que orassem por elas...
- Tá bom, mas por favor não demore muito...
- Muito obrigada. Prometo que serei breve...
É verdade, ainda não havia comentado com vocês que ao longo do caminho, quando conversava com as pessoas, ao me despedir elas me pediam que ao chegar na Basílica, orassem por eles...
Cumprida a tarefa, fui pegar o meu certificado na secretaria que também ficava dentro da Basílica.
Ao sair, ainda dentro da Catedral, vejo uma obra de arte: Pietá esculpida na madeira!!! Linda peça!!! Não me contive e tirei uma foto do Nicolau (minha bike) ao lado da escultura que estava protegida por paredes de vidro.
Após pegar o certificado, corri para a rodoviária afim de pegar o ônibus rumo à Campinas, onde minha irmã Bia iria me pegar na rodoviária.
Sentei ao lado de uma moça, a Glicie... Muito simpática e lá fui eu com os meus blá blá blás... Histórias daqui, aventuras dali... a hora passou e sem perceber já estava em Campinas!!!
Foi muito bom chegar ao final de uma cicloviagem, principalmente como essa que realizei agora, e saber que minha irmã,que tanto amo, estaria me esperando...
É tchurma!! Mais uma cicloviagem planejada e realizada!!! Mais uma etapa na minha vida, cumprida!!!
Feliz Aniversário Cris!!! Parabéns por mais um “ano de renascimento”!!!
Calma pessoa!!! Não acabou por aqui não!!!!
Já estou trabalhando no planejamento para a minha próxima aventura!!! Aguardem!!!Bóra pedalar gentem!!! Kakakakakaka
Bjks no coração de todos
Cris :)

Nenhum comentário: