Após pedalar durante 70 dias aproximadamente 1.100 km pela Estrada Real, "devorando" cada centímetro de uma parte da nossa história brasileira pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (divulgando a importância dos exames preventivos. Sim, porque devido a eles pude diagnosticar precocemente que desenvolvera um câncer no colo do útero), agora enfrentarei os quase 500 km do Caminho da Fé tendo como ponto de partida, a cidade de Descalvado - SP no dia 8 de Setembro, entrando no estado de Minas Gerais e finalizando o pedal na cidade de Aparecida - SP no dia 22 de Setembro.
Serão 15 dias pedalando para comemorar mais um ano de vida e agradecer a Deus, e somente a Ele, que nunca me desamparou colocando em minha vida médicos competentes, família e amigos muito queridos!
Deste modo, digo que comemoro aniversário duas vezes ao ano: Em dezembro, quando nasci e no dia 22 de Setembro, quando saí com vida da mesa de cirurgia há 3 anos eliminado, pulverizando, um inimigo "invisível"... Me tornando mais uma vencedora na batalha contra o câncer!

BÓRA PEDALAR PESSOAL?

Cris :)

1º Dia: 07/set (domingo)
De ônibus
Campinas/Descalvado

2º Dia: 08/set (2ª feira)
39,76 km
Descalvado/Porto Ferreira/Santa Rita do Passa Quatro
Distância: 43,38 km
Tempo de Pedal: 4h

Velocidade Máxima: 55,9 km/h
Velocidade Média: 10,8 km/h
Tempo Total: 5h 30 min.


3º Dia: 09/set (3ª feira)
59,90 km
Santa Rita do Passa Quatro/Tambaú/Casa Branca
Distância: 69 km
Tempo de Pedal: 7 h
Velocidade Máxima: 60,2 km/h
Velocidade Média: 10,4 km/h
Tempo Total: 11 h

4º Dia: 10/set (4ª feira)
0 km
Casa Branca

5º Dia: 11/set (5ª feira)
31,50 km
Casa Branca/Vargem Grande do Sul
Distância: 49 km
Tempo de Pedal: 4 h 50 min. 16 seg.
Velocidade Máxima: 48,8 km/h
Velocidade Média: 10 km/h
Tempo Total: 9 h


6º Dia: 12/set (6ª feira)
43,03 km
Vargem Grande do Sul/São Roque da Fartura/Águas da Prata
Distância: 41,46 km
Tempo de Pedal: 5 h 25 min. 53 seg.
Velocidade Máxima: 54,5 km/h
Velocidade Média: 7,6 km/h
Tempo Total: 9 h 30 min.

7º Dia: 13/set (sábado)
32,19 km
Águas da Prata/Andradas
Distância: 36,06 km
Tempo de Pedal: 3 h 31 min. 05 seg.
Velocidade Máxima: 51,3 km/h
Velocidade Média: 10,2 km/h
Tempo Total: 7 h

8º Dia: 14/set (domingo)
51,98 km
Andradas/Barra/Crisólia/Ouro Fino/Inconfidentes
Distância: 55,87 km
Tempo de Pedal: 5 h 40 min. 14 seg.
Velocidade Máxima: 43 km/h
Velocidade Média: 9,8 km/h
Tempo Total: 10 h 23 min.

9º Dia: 15/set (2ª feira)
36,07 km
Inconfidentes/Borda da Mata/Tocos do Mogi
Distância: 38,37 km
Tempo de Pedal: 4 h 21 min. 44 seg.
Velocidade Máxima: 44,7 km/h
Velocidade Média: 8,8 km/h
Tempo Total: 7 h 15 min.

10º Dia: 16/set (3ª feira)
0 km
Tocos do Mogi

11º Dia: 17/set (4ª feira)
61,92 km
Tocos do Mogi/Estiva/Consolação/Paraisópolis
Distância: 65,41 km
Tempo de Pedal: 6 h 04 min. 43 seg.
Velocidade Máxima: 54,7 km/h
Velocidade Média: 10,7 km/h
Tempo Total: 8 h 30 min.


12º Dia: 18/set (5ª feira)
59,90 km
Paraisópolis/Luminosa/Campista/Campos do Jordão
Distância: 65,25 km
Tempo de Pedal: 6 h 10 min. 27 seg.
Velocidade Máxima: 56 km/h
Velocidade Média: 10,1 km/h
Tempo Total: 10 h 22 min.

13º Dia: 19/set (6ª feira)
0 km
Campos do Jordão

14º Dia: 20/set (sábado)
0 km
Campos do Jordão

15° Dia: 21/set (domingo)
0 km
Campos do Jordão

16º Dia: 22/set (2ª feira)
69,89 km
Campos do Jordão/Piracuama/Pindamonhangaba/Aparecida
Distância: 86,17 km
Tempo de Pedal: 4 h 37 min. 48 seg.
Velocidade Máxima: 56,2 km/h
Velocidade Média: 18,6 km/h
Tempo Total: 6 h 43 min.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

5º dia: 11 de Setembro de 2008-Casa Branca (SP) – São Roque da Fartura (SP)


Com as galinhas, acabei acordando... rsrsrsrsrs!!!!
Feito a rotina matinal, que antecede o pedal diário, quando nem eram 7h da matina, estava em frente à Igreja de ‘mala e cuia” para o meu pedal!!!
Estava escuro ainda quando finalmente coloquei a bike na estrada novamente... Borá para Águas da Prata Gentem!!!
Quando os primeiros raios de sol começaram a surgir, estava no meio de um seringal... Foi muito lindo a “fotografia” que assistia mas, devido a um cachorrinho meio que “estressado”, resolvi registrar o momento rapidinho e pernas prá quem te quero... Ou melhor: RODAS PRÁ QUEM TE QUERO!!! Kakakakakaka
Pedalanduuuu, Pedalanduuuuu, me deparei com uns “tocos” onde a bike não passava com os alforges montados e, como estava sozinha com a bike “pesadinha” rsrsrsrs, só conseguiria levantá-la se desmontasse os alforges...
Deste modo, fiz um “arranjo” na cerca de arame farpado, e passei o Nicolau por baixo... rsrsrsrsrs
Pois é, por ser do considerado “sexo frágil”, tive que usar a cabeça para fazer o mínimo de força possível...kakakakaka!!! Deixa para os “meninos” que sentem necessidade em mostrar o quão “fortes” são!!! HUÁÁÁÁKAKAKAKAKA!!!!!
Passado a cerca, pedalei mais alguns metros quando vejo uma porteira enooooooorme que dava para o asfalto... e o pior de tudo, adivinhem!!! O caminho era para o asfalto... grrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!! Se eu soubesse, já teria pego o asfalto lá atrás antes de chegar nos “tocos”... Provavelmente quem fez o caminho era um homem!!!!! Rsrsrssrrsrs
Chegando então no asfalto, precisei atravessar a pista pois o acostamento estava todo revirado... Muitas pedras!!!
Ao atravessar a pista... TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN!!!! UM PNEU FURADO!!!!! GRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!! Rsrsrssrrsrss
Bom, lá fui eu colocar a bike de “pernas para o ar” quando ouço um barulhão atrás de mim.... Uma moto atropelou a carroceria de um caminhão e o motoqueiro foi parar no meio da pista!!!! QUE SUSTO!!!!
Larguei tudo o que estava fazendo, peguei o meu “kit S.O.S.” e fui socorrer o moço...
Juntou gente de tudo quanto é lado... Um bando de curiosos que só ficaram olhando quando resolvi delegar função às pessoas enquanto eu socorria o moço: “você, liga para a polícia chamar uma ambulância!”... “Você, coloca um triângulo para sinalizar as pessoas que estão vindo de carro na estrada!”... “E você, anota o nº de telefone do moço e liga para avisar a família dele!”... e ao mesmo tempo ia acalmando o motoqueiro, limpando as escoriações e protegendo a sua perna... Gentem, acredito que deu uma fratura exposta que eu não conseguia ver devido a calça comprida qe ele usava mas, pois além dele reclamar da dor, a perna estava toda torta... AI AI AI AI!!!!! QUE DOR!!!!
Bem, chegou a polícia, a ambulância, as pessoas foram embora, tudo resolvido e então voltei para o MEU PROBLEMA... UM PNEU FURADO!!! Kakakakaka
Bom que a polícia estava ali por perto e assim fiz o serviço tranqüila... Mas ninguém veio me oferecer ajuda... Não existem mais cavalheiros como antigamente... Coisas da vida!!! Hihihihihihii
Tudo arrumado... BÓRA PEDALÁ GENTEM!!!!
No caminho muitas surpresas... Gavião Campeiro fazendo seu vôo diário atrás de uma presa... Estrada de areião... Porteira fechada com cadeado?!?!?!? Grrrrrrrrrrrrrrrr
Qual remédio? Voltar né... Fazer o que?!?!?!?! “GPCris” entrando em ação e logo consegui voltar às setas amarelas que indicam o caminho para Aparecida do Norte!!!
Na rota, paisagens diversas vão surgindo: pinguelas a serem enfrentadas, pastos sem viva alma, canaviais com sol a pino... E por falar em sol... Tchurma, o “astro rei” tava que tava nesse dia...
Pedalando cheguei enfim na cidade de Vargem Grande do Sul. Tirei a “foto oficial” em frente a Igreja Matriz e borá pedalar... Já eram 13:40 h e ainda tinha muito chão para chegar em Águas da Prata...
2 horas depois, com o sol causticante sobre a cabeça, cheguei à uma igrejinha próxima a pousada da Dª Cidinha (aquela que quando estava chegando em Casa Branca e o ciclista havia me indicado para ficar...). A princípio iria carimbar a minha credencial e seguir em frente para Águas da Prata, mas estava bem cansada e então resolvi que ficaria na dª Cidinha naquela noite.
Mas pessoal, era uma pirambeira só para chegar na pousada partindo daquela igrejinha. Só sei que depois de 50 minutos, empurrando a bike morro acima, consegui chegar na pousada...
Avistando de longe a porteira, percebi que estava com corrente e cadeado... Quase me deu um treco!!! Já pensava em deixar a bike ali mesmo, pular a porteira e depois voltar para buscá-la... Foi quando bateu um vento que empurrou a porteira e ela abriu... Para mim foi o sopro de um Anjo que me aliviou o meu coração... Porque realmente eu estava exausta naquele momento e já não conseguia mais raciocinar... Empurrar quase 40km aquela “piramba” cheia de erosão não foi fácil não...
Assim, fui de encontro a Dª Cidinha e seu maridão!!!
Logo a Cidinha me mostrou o quarto onde dormiria naquela noite... Assim fui tomar um belo banho e quando fui lavar as minhas roupas, a Dª Cidinha tomou à frente e disse que ela iria fazer isso para mim... Que eu fosse descansar que logo o jantar já estaria pronto!
Menu?!?! Leitoa assada, arroz, feijão, salada de tomate... Tudo feito no fogão à lenha!!! UMA DELÍCIA!!!!
Uma vez por mês, o padre daquela paróquia vai rezar a missa naquela igrejinha perto da pousada... E naquela noite era o dia da missa!! Assim, como Dª Cidinha iria à missa, me convidaram para também assistir a missa. E lá fui eu acompanhar o “casal 20” à missa depois “da janta”. No breu da noite na estrada, fomos surpreendidos por uma coruja foi quando disse à Dª Cidinha que tinha uma coleção de corujinhas (bibelôs) então ela me disse que daria uma corujinha que tinha quando chegarmos na pousada depois da missa.
Ao retornar “para casa” alimentada tanto no físico como no espírito, só me restou desejar uma boa noite a todos e me entregar “aos braços de Morfeu”!!!

Boa Noite, durmam com os anjos e até amanhã
Bjks
Cris :)







3 comentários:

fernando disse...

ola, cristina!
sempre que posso entro no seus blogs, para ler suas viagens realizadas.
fe na caminhada sempre !!!
fico feliz sempre em saber que pessoas como vc andam por esse chao do brasil.
sucesso sempre.
gde abraço
fernando gonçalves
bom jesus do amparo-mg
ferghuma@gmail.com

Hamilton disse...

Bom dia Cristina. Parabéns pela superação. Lí seu blog e me sentí igual a vc, pois também tive um problema no coração mas resolví realizar o Caminho da Fé juntamente com minha esposa e tudo deu certo. Se vc permitir posso adicionar seu link em meu site? Obrigado pela atenção.
Molina
www.trilhasdebike.com
contato@trilhasdebike.com

Ricardo Rizzi disse...

Olá Cristina,

Primeiramente, parabéns pelo seu relato...maravilhoso!! Segundo, pela sua perseverança em completar esse caminho...um verdadeiro caminho de fé.
Me deparei com seu blog por acaso, mas fiquei realmente emocionado com os relatos.
Estou planejando (ainda não sei se ocorrerá) essa viagem de 06/02/2013 a 10/02/2013), porém de Águas da Prata...afinal tenho muita vontade, mas pouco tempo...serão cerca de 300 km para cinco dias.
Estou no aguardo da confirmação de mais um ou dois colegas para fecharmos a travessia.
Espero que possa completa-lá tão feliz quanto você foi.
Beijos e parabéns novamente.

Ricardo